segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Pinturas e fotografias ousadas: museu d´orsay.

Se existe desde 1800, realizadas pelas escolas de belas artes da França, o nudismo sempre foi a inspiração maior dos artistas que queriam expor o abstrato realismo oprimido pela hipocrisia. 

Além das mulheres, um tanto diferentes dos homens, retrata-las nuas somente para objetos de desejo,  erotismo fantasioso, diversões ligadas ao sexo e prostituição, também costuma ser fonte de inspiração de artista pra divulgar seus talentos de retratar a beleza.    

Como no século XVI  e outros, o erotismo foi polêmica, protestos, e abolições de uma sociedades cheia de tabus e preconceitos. Neste caso em exposição no  museu  de   Paris 
d´orsay  é mais notório na minha visão. A nudez masculina em “masculin/masculin,”  está somente no artístico erótico mas, quebradora de padrões e tabus para uma nova visão de artes como estas. 

Por exemplo: o curador do museu disse que além da beleza masculina, as obras celebram de uma maneira “eclética”  de ver o homem como; “sua dor,”  e mais, o orgulho vai muito além da virilidade e também se tratando de menosprezo  e o que faz da reverência à nudez  feminina na sociedade em relação com a do homem.  

Na exposição mostra obras que denotam: a dor, à glória passageira, conquistas, vaidades e também reconhecimentos. O erotismo era pra quebrar o pesado, mostrava a retratação da realidade à época que hoje é escondida pelas tecnologias e máscaras sociais dos tempos modernos com falsos alcances  de moral e justiça.  

Assim como hoje e em séculos, o entretenimento  passava a verdade sem escrúpulos como forma de quebrar os tabus, nesses tempos, estão muitas destas obras. Os desejos sempre foram oprimidos e daí surge os ativistas em prol da liberdade e a arte exprime como forma de revolucionar.   
  

O homem nu na arte de 1800 nos dia de hoje também continua quebrar tabus de que somente a beleza feminina sobre a ótica machista é opressão. Em muitas forma de pensar, a beleza masculina é menosprezada e, usadas apenas para orgulho, força ou que sirva pra algo que o explora e, se manter presente. 

E, que a nudez masculina fere o orgulho dele mesmo, e a nudez feminina é um atentado ao pudor, sabemos que tudo isto é hipocrisia e também um tabu pra ser quebrado que oprime e é muitas vezes a arte que expressa e lança seus protestos ao retratar.  

Claro que existe a questão do erótico, desejo e sexo e há aqueles que falam que as obras faz alusão ao homossexualismo, mas na arte isto se apresenta diferente; é o que admiramos mas não fazemos, o que pensamos mas não dizemos, é o que você sonha e não realiza. 

Os debates políticos que inflamam na sociedade são tabus sendo quebrados.  Se fosse como já aconteceu sobre a nudez feminina não seria igual ou seja, não repercutiria da mesma forma, seria somente erotismo. Já que se trata da nudez masculina, então mexeu com os tabus e mostrou a arte que está nela.  Como o diferencial causa repercussão na sociedade!     

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de ler seu comentario, deixe aqui, para que possamos compartilhar informações, até mais.