terça-feira, 4 de outubro de 2016

ANVISA permite pelos de roedores em alimentos.



A decisão absurda saiu na resolução RDC 14/2014, em que foram estabelecidos tolerância na falta de higiene na indústria.

Alguns exemplos permitido por esta resolução:



  •  Produtos de tomates: 10 fragmentos de pelos  em cada 50 grama. 
  • Farinha de trigo: 75 fragmentos de pelos em cada 50 gramas. 
  •   Café torrado e moído: 60 fragmentos de pelos em cada  25 gramas.
  • Chá de boldo: 70 fragmentos de pelo em cada 25 gramas. 
  •   Geleia de frutas: 25 fragmentos de pelos em cada 25 gramas. 
  •   Alimentos derivados da farinha: 225 fragmentos de pelos em cada 225 gramas, - note que, neste aqui, são um fragmento de pelo em cada grama. E estes alimentos são: biscoitos, produtos de panificação e de cafeteria. Taí o motivo da imagem acima, que podem ter 225 fragmentos de pelo se ele pesar 225 gramas.

Mais informação sobre esses limites absurdos da falta de higiene da  indústria de alimentos podem ser encontradas no portal da ANVISA  e em alguns site como o da proteste.


Há diversas  doenças  detectadas em pelos de roedores, segunda a (OMS), - organização mundial da saúde, que já catalogou mais de duzentas doenças.

Muitas críticas a esta resolução maluca da  ANVISA,  como de ex conselheiros  e  conselheiros do conselho regional de medicina do Rio de Janeiro, (CREMERJ), que diz: “ a legislação sanitárias não deveria tolerar nenhum resquício de insetos ou de pelos de roedores, pois não poderia haver tolerância  com a falta de higiene na manipulação alimentos e fabricação dos alimentos.”

O PROCON  assembleia de Belo Horizonte, ressalta que a resolução nunca deveria existir; e que todos os consumidores ao encontrar pelos de roedores em seus alimentos e se sentirem lesados, podem fazer valer seus direitos na justiça, com uma ação de danos morais, com base no CDC – código de defesa do consumidor que determina que os fabricantes prezam pela qualidade  de seus produtos.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de ler seu comentario, deixe aqui, para que possamos compartilhar informações, até mais.