terça-feira, 9 de setembro de 2014

A música tem um poder inexplicável de moldar comportamentos e influenciar ações.

Este blog apoia alguns autores e escritores que expressam conteúdos que possam promover reflexões na sociedade. Este artigo abaixo republicado fala sobre o universo da música e sua influência no comportamento das pessoas.  Muitas vezes reflito sobre a música, tenho experiência com ela e falo que ela é uma  poderosa ferramenta. Seu uso consciente pode ter resultados que contribui para desenvolvimento e criatividade, quando se trata de sonhos e objetivos de cada um, tanto pelo coletivo quanto pelo individual.   Curtam o artigo abaixo.

Autor: R. A.S.

VOCÊ GOSTA DE MÚSICA?


 É claro que a resposta é sim. É muito difícil, praticamente impossível, encontrar um ser humano que
imagem da web
não goste de música. Pode até não gostar de um ritmo ou de outro, mas sempre sentirá prazer em ouvir algum tipo de som ritmado em algum estilo musical. 
Veja mais detalhes e o artigo atualizado na página http://zonabranca.com/joonla/ 

 Não sabemos por que, mas temos a certeza que os sons ritmados afetam diretamente o comportamento dos seres humanos. Bebês recém nascidos já apresentam alterações comportamentais quando expostos ao som de músicas, haitianos entram em transe ao som de ritmos africanos e militares parecem assumir postura mais agressiva em marcha ao som de cânticos de vitória.

 No Mundo Ocidental a música vem exercendo funções específicas em diversas atividades humanas como ninar crianças, fazer dançar, contar estórias, comemorar eventos especiais, aumentar a venda de produtos, entreter, curar e rezar, anunciar eventos, aumentar a coragem para uma guerra, e até para aumentar a produtividade em linhas de produção industriais.

Em uma pesquisa realizada em grande universidade, várias pessoas responderam que a música ajuda a criar uma certa atmosfera que influencia o humor e os sentimentos, então crê-se que não é ignorado o poder da música sobre o comportamento, embora poucas pessoas reflitam acerca disso.

O que desejamos destacar aqui é que a música, que na maioria das vezes é tida simplesmente como diversão, passatempo ou algo inocente,  é capaz de influenciar em decisões importantes. Grupos de pessoas ou mesmo grandes parcelas da humanidade têm sido afetados por técnicas de mudança de comportamento que tem a música como principal ferramenta. Seja pela letra seja pelos ritmos e instrumentos utilizados ou pelos dois combinados a música não é ignorada pelas grandes empresas de marketing.

Você consegue imaginar um comercial de Coca cola sem música? 
Você consegue imaginar uma cena romântica em um filme, sem música?

 Não vamos tratar aqui de lendas como o chamado Efeito Mozart, que prometia tornar bebês mais inteligentes através da audição de músicas de grandes mestres como Mozart, efeito, aliás, que deve ter gerado grandes lucros para as empresas que vendiam CDs com títulos como "Construa o cérebro de seu bebê através da música de Mozart".

Nossa mente tem um grande poder de memorizar sons e associá-los a momentos e fatos passados, observe as vinhetas tocadas antes de alguma novela ou do jornal da noite, são sempre as mesmas, e fazem com que saibamos mesmo antes do anúncio, qual a próxima programação da TV.

Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, com mais de 500 estudantes, verificou-se que os que ouviram algumas músicas de estilos como Heavy Metal e rap com letras que enfatizam a violência tenderam a interpretar palavras de uma lista previamente preparada, no seu sentido mais violento. Por exemplo, a palavra animal, que é neutra, foi interpretada como algo pejorativo ou violento pelas pessoas que ouviram músicas de estilos como Rap e Heavy mettal. 

Pessoas que ouviram músicas com letras menos violentas tendiam a uma interpretação mais branda. Outras palavras, como rocha e vara, foram também interpretadas de forma agressiva.

Ao pedir que se completasse os campos de algumas palavras, nos grupos que ouviram letras associadas à violência se verificou que as palavras formadas eram, em sua maioria, relacionadas à violência. Por exemplo: ao completar os fragmentos H_T, eles preferiam termos como HIT (pancada) em vez de HAT (chapéu), ao contrário dos que não ouviram músicas com letras violentas, mesmo sendo do mesmo estilo musical.

 "Os estudantes foram separados por grupos, sendo que grupos diferentes ouviram músicas do mesmo artista e com ritmos semelhantes, mas alguns contendo letras violentas e outros não. Isso foi feito para verificar se a influência no comportamento violento refere-se ao estilo musical, ao artista ou à letra, e constatou-se que a letra é um diferencial que influi no comportamento violento, já que os demais grupos não demonstraram a mesma tendência agressiva" 

Cremos que o entendimento é o mesmo quando se trata de sexo, adultério e drogas. As letras de música podem realmente fazer com que os indivíduos tendam à participar dessas praticas. Abaixo listamos uma modesta lista contendo alguns exemplos de letras de músicas atuais que com toda certeza farão você pensar sobre o assunto.

 A música antes de estar no nosso coração já estava no coração de Deus. 

Surge agora outra questão. Você acredita em Deus não é? 
Ou em um ser superior como alguns preferem dizer? 

Quando partimos do pressuposto de que existe um mundo espiritual, as notas musicais assumem que certo poder sobrenatural, algo como um milagre sonoro!!

Seria interessante uma ampliação na aplicação desse tipo de conhecimento em presídios, escolas e outras instituições que visam moldar ou construir uma sociedade mais amigável.

Em outro artigo poderemos estudar mais a fundo a questão da exaltação de heróis urbanos (e suburbanos) que é realizada em várias letras de raps. Gravadas em cds chamados proibidões estas musicas são facilmente comprados em qualquer camelô do rio de janeiro, e encontradas a venda até de Belém do Pará.

 EXEMPLOS INTERESSANTES.

Cidinho e Doca: "Rap das armas"

 Cidade de Deus é ruim de invadir/ Nós com os alemão vamos se divertir
 Porque na de Deus, vô te dizer como é que é/ Lá não tem mole nem pra DRE
 Pra entrar lá na de Deus até a BOPE treme/ Não tem mole pro exército, civil nem pra PM
 Eu dou o maior conceito para os amigos meus/ Agora vou mostrar como é Cidade de Deus/ 
Tem um de AR-15, outro de 12 na mão
Tem mais um de pistola e outro com dois oitão ().

 ---
Música - Deixa a Cachorra Passar- Bonde do Tigrão
 Olha a cachorra!!

Deixa a cachorra passar ( Ela quer rebolar!)
Deixa a cachorra passar ( Chama ela pra cá!)
Deixa a cachorra passar ( Ela quer provocar!)
Mexe o bumbum, mexe o bumbum mexe
Bumbum e vem pra cá / Ela anda rebolando

-----------------
Música – Adultério Composição: Catra

Na 4 por 4 a gente zoa 
Whisky e energético,
 quanta mulher boa
 Ui, o bagulho tá sério
 Vai rolar um adultério.

-----
Música - Sexo e Punk Rock - Modess Punk Rock - Matheus Ramone e Bruno Ramone

Sexo, sexo, sexo, sexo, sexo.
 Sexo com você minha garotinha.
 Sexo, sexo, sexo, sexo, sexo.
Pode convidar a sua vizinha.

------ . ------
Música - Menina te amo tanto - Mc Fox

Menina te amo tanto amo você
daria tudo, daria o mundo só por você
agora sai do meu pé vai te fuder
 te amo o caralho só queria te comer
agora sai do meu pé vai te fuder
 te amo o caralho só queria te comer.

  Agora Observe bem a letra abaixo.

 Não tira a mão do volante, não me olha e não se mexe
é o bonde do Scoob de lá do morro do Macaco
 Vai desce do carro, olha pro chão
 Não se move, me dá seu importado que o seguro te devolve
 Se liga na minha letra olha nós aí de novo é o bonde do mais alto
 só menor periculoso   se liga na letra
Vou mandar mais um recado o  bonde do São Carlos só quer carro importado
Audi, Honda Civic, Citroën e Corola 
mas se tentar fugir - pá pum: tirão na bola.

---
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.

http://www.scielo.br/scielo.phppid=S141373722006000100022&script=sci_arttext#tab1

http://www.newscientist.com/article.ns?id=dn3695

Revista "Z" Cultural - UFRJ. 
Bíblia sagrada - Tradução de Almeida revisada e corrigida.

Fonte do Artigo no Artigonal.com.
Sociólogo, professor, militar.

Um comentário:

  1. A música é realmente um poderoso instrumento. Cada estilo uma forma de causar influencia que ajuda moldar o pensamento mesmo que seja por fases da vida.

    ResponderExcluir

Gostaria de ler seu comentario, deixe aqui, para que possamos compartilhar informações, até mais.