quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Tenha uma boa reflexão ao votar nesta eleição



Este é um ano de eleição, muita coisa aconteceu no cenário sócio político na sociedade, por isto, ficar atento às transformações para fazer a diferença é importante. Nas eleições passadas para chefes dos executivos locais como prefeitos e bem como representantes do legislativo, tivemos uma participação um tanto peculiar da sociedade em termos de escolhas e análises; – escolhas que remete à sociedade valores que dispunha em duvidar da mentalidade do povo brasileiro na participação do ato democrático de escolher seus representantes.  

Voto de protesto e  voto de solidariedade, – não é uma ação de boa análise, cabe o eleitor não condicionado a valores atípicos de ações conscientes de cidadania não deixar se levar com o jeito de convencer de muitas estratégicas políticas.  

Voto de protesto: é aquele em que o eleitor escolhe como forma de protestar, o candidato representa uma indignação contra algo ou sistema e é eleito pra representar esta revolta, não perfazendo uma escolha coerente com compromisso a uma causa plausível.  

Voto de solidariedade: é quando um grupo de eleitores resolvem votar em alguém para ajudá-lo a ter uma ascensão na política e por sua vez mudar de vida se engajando nos meios do poder e se realizando usufruindo dos benefícios por estar exercendo um cargo político, e se tornado também conhecido, político profissional.  

Ambas as formas de dar o voto, pode ensejar a instalação de precedentes que podem gerar vícios e promiscuidade que garantem vendas de influências de se perpetuar nos cargos com os rótulos de solidariedade advindo da manifestação popular ou de protesto de eleitores revoltos com o sistema.

Não é uma boa análise consciente deixar se levar pelas emoções por fase de instabilidades políticas ou sociais,  porque isto demonstra despreparo e falta de seriedade de quem está na  representação da sociedade, e imaturidade de quem escolhe seus representantes.

O tempo que já se passa, deve deixar um grande legado de aprendizagem para que as mudanças que ainda restam possam trazer significativos resultados de melhorias por mais que não alcance todas as partes da sociedade, porque não esquecemos que há a questão da evolução cultural e educacional que é de inerência de todos.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de ler seu comentario, deixe aqui, para que possamos compartilhar informações, até mais.